ARROZ VERMELHO PARA PROTECÇÃO CARDIOVASCULAR E DIMINUÇÃO DO COLESTEROL LDL
A Levedura de Arroz Vermelho "Monascus purpureus", é um produto fermentado de arroz usado desde há séculos na cozinha chinesa bem como alimento medicinal para promover a "circulação do sangue".
Nos países asiáticos a Levedura de Arroz Vermelho é um alimento básico, usado para fazer vinho de arroz, como agente aromatizante e como conservante da cor e sabor do peixe e da carne.
Dependendo das estirpes de Monascus utilizados e das condições de fermentação, os produtos podem conter policetidos chamados monacolinas, que são metabolitos secundários produzidos durante a fermentação.
As propriedades medicinais da Levedura de Arroz Vermelho tem tido um impacto favorável nos perfis lipídicos de doentes hipercolesterolémicos.
MECANISMOS DE ACÇÃO:
Estas ações estão ligadas a mecanismos de restrição da produção hepática de colesterol.
Os seus activos são quimicamente semelhantes aos componentes usados na farmacêutica química como controladores do colesterol, mas sem provocar os efeitos colaterais do uso das estatinas.
Não é também de esquecer a constituição lipídica deste extrato - ácidos gordos insaturados - que só por si actuam beneficamente na diminuição dos níveis de triglicerídeos.
Ao ajudar na diminuição das concentrações de colesterol, este extracto pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e consequentes complicações daí resultantes.
Alegação de Saúde
Segundo a EFSA, e tendo em conta considerações feitas sobre o colesterol/coração e os estudos científicos, o consumo recomendado para um efeito benéfico de monacolina K proveniente do arroz vermelho fermentado é de 10 mg/ dia.
Alegação de saúde autorizada:
“A monacolina k do arroz vermelho fermentado contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue"
www.facebook.com/saudenatural
Sem comentários:
Enviar um comentário