segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Melancia
Uma fruta hidratante, diurética e depurativa, que previne doenças cardiovasculares
É a rainha das frutas de verão. Leve, antioxidante e diurética, a melancia fornece água e minerais essenciais para o correto funcionamento do seu organismo.
Além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e é rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Para saber mais sobre os benefícios desta e de outras frutas de Verão.
Propriedades
O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.
O seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas, ajudando a eliminar substâncias residuais através da urina. Desta forma, é indicada para pessoas que sofrem de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta ação, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes. Se, para além disso, lhe juntar cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.
Benefícios para os homens:
Sabia que a melancia pode ajudar a combater a disfunção erétil?
De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade do Texas (EUA), a melancia possui um fitonutriente designado citrulina (depois de ingerido é convertido em arginina), que estimula a produção de ácido nítrico.
A citrulina promove um efeito de relaxamento dos vasos sanguíneos e facilita, por conseguinte, a ereção, além de também ser útil no tratamento de problemas cardiovasculares.
As sementes
As sementes da melancia são oleosas e nutritivas e ajudam a preservar a saúde da próstata. Por este motivo, beber batidos de melancia com as sementes trituradas é uma excelente opção para os homens.
Ainda assim, se não é adepto das sementes, saiba que existem espécies de melancia que não as têm.
A melancia sem sementes, ou triplóide, começou por ser produzida nos Estados Unidos da América, despertou o interesse dos brasileiros e chegou recentemente a terras de nuestros hermanos.
Tem o mesmo conteúdo de vitaminas, cálcio, fósforo e licopeno, e, acima de tudo, o mesmo sabor que a melancia tradicional.
Composição nutricional
Eis a composição nutricional de 100 g de melancia, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge em Lisboa:
Calorias: 24 kcal
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg
(Sapo Saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário